O bairro Barra Funda pertence a cidade de São Paulo e é nacionalmente conhecido por ser o berço das escolas de samba Camisa Verde e Branco e Mancha Verde, além do centro de treinamento de um dos maiores times de futebol do país, a Sociedade Esportiva Palmeiras. Contudo, a história da Barra Funda é ainda maior.
Surgimento da Barra Funda
Em torno do ano de 1850, a área da Barra Funda fazia parte da Fazenda Iguape, de propriedade de Antonio da Silva Prado, o Barão de Iguape. Depois de loteado, o terreno se transformou em diversas chácaras. Posteriormente, a Casa Sede foi repassada ao Instituto de Educação Bonni Consilii, que permanece no mesmo local. De outros terrenos, também divididos, surgiram o distrito da Barra Funda e parte dos distritos da Casa Verde e Freguesia do Ó.
Progresso na região da Barra Funda
A inauguração da Estação da Barra Funda da Estrada de Ferro Sorocabana, por volta de 1875, deu o pontapé inicial para o progresso de toda a região ao facilitar o escoamento da produção de café paulista e também a armazenagem dos produtos.
Com o desenvolvimento, a população local aumentou consideravelmente, tanto que em 1920, o trem também passou a levar passageiros. Outra mudança foi a chegada de cidadãos negros, modificando a essência basicamente italiana do bairro.
Contudo, a evolução do local foi interrompida com a grave crise mundial de 1929, que gerou o fechamento de indústrias, o crescimento do desemprego, o abandono da elite desta parte da cidade.
Palestra Itália de São Paulo
Em 1920, o Palestra Itália de São Paulo adquiriu uma propriedade, aonde ergueu o Estádio Palestra Itália (agora Allianz Parque), pertencente ao clube conhecido, desde 1942, como Sociedade Esportiva Palmeiras.
Renascimento do bairro da Barra Funda
Com a chegada dos anos de 1970, houve a migração de nordestinos em massa para a Barra Funda e ocorreu uma redução na atividade industrial. Quase 20 anos depois, o quadro se modificou com a construção do Terminal Intermodal da Barra Funda, um dos maiores do Brasil.
Em 1989, foi finalizada a construção do Memorial da América Latina, um prestigiado centro de cultura. Com novas obras, houve outro auge de progresso a Barra Funda, o que rendeu a modernização de imóveis, a instalação de novos comércios e o início das atividades da Rede Record de Televisão.